quarta-feira, 5 de março de 2025

Orgulho em ser brasileira

Apesar de ser brasileira de corpo e alma, não sei se posso dizer que sou patriota. Há muitas coisas que eu amo neste país, e por isso não o trocaria por nenhum outro – ao menos, não como lar. Mas esse fervor nacionalista que tantos carregam definitivamente não me alcança. E, sinceramente, tem muito na cultura brasileira que não me encanta. Carnaval, futebol, essa paixão quase religiosa por certas tradições… não são para mim.

Mas se há algo que me faz sentir um orgulho genuíno de ser brasileira, é a beleza que habita este país. A vastidão da natureza, do verde intenso das matas ao dourado das praias, a diversidade de ecossistemas que fazem do Brasil um lugar único. E a comida! Nada se compara ao conforto de um arroz com feijão bem feito, ao cheiro do café passado na hora ou ao sabor de um queijo mineiro de verdade.

Acima de tudo, o que mais me toca é essa capacidade que temos de transformar desconhecidos em família. Esse calor humano, essa forma de acolher e criar laços sem esforço. E claro, há a democracia, a Constituição de 1988 – tão jovem, tão frágil e ao mesmo tempo tão essencial. No fim, são essas coisas que fazem com que, mesmo com todos os seus desafios, eu não me veja abandonando este país. Ele ainda é, apesar de tudo, meu lar. E acho muito difícil que isso mude algum dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.